Apresentação
Para atender ao apelo do nosso pastor criamos a missa com as crianças, a partir de uma experiência de uma igreja no P. Sul, Nossa Senhora da Assunção, cujo o pároco da época era o Padre Luiz Carlos, atualmente pároco da Nossa Senhora da Esperança, na Vicente Pires. Essa missa quer evangelizar as crianças dentro de sua própria linguagem e proporcionar momentos de contato com a Palavra de Deus, com Jesus Eucarístico e a vivência do amor fraterno. Mas sem transgredir as normas litúrgicas.

Introdução
Evangelizar as crianças é uma grande graça e um enorme desafio. “Graça por realizarmos a vontade de Jesus que diz ” Deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu” e um desafio, pois o mundo hoje tenta de todas as formas corromper as crianças. Nossa missão se faz urgente! É necessário formar na fé de maneira criativa e centrada em Jesus e nos ensinamentos da Madre Igreja.
Justificativa
É um pedido do Papa: “ Um povo que não se preocupa com seus idosos e com as suas crianças não tem futuro, porque não terá memória e nem promessa.” E um desejo de se lançar para realizar a vontade de Jesus, que nos chama a lançar nossas redes em águas mais profundas confiando em sua Presença constante em nossa vida.


Objetivo
Desenvolver condições para evangelizar as crianças de forma criativa , sabendo que estas estão em processo de formação, com capacidades a serem desenvolvidas.
Despertar o desejo de ter Jesus como um amigo inseparável.

Procedimento
No momento da Santa Missa temos um instante para a acolhida, animação, fala dos personagens (fantoches), momento de louvor, perdão conduzidos pelo padre ou outra pessoa. Escuta da Palavra e reflexão com histórias, fantoches, teatros...

Missa com as crianças passo a passo
Entrada do Celebrante
Antes da entrada do celebrante uma pessoa acolhe as pessoas e especialmente as crianças, perguntando quem veio a primeira vez e depois chama os bonecos que estão na casinha para participar da missa e também acolher as crianças. Os bonecos fazem o comentário de entrada e canta-se. Quando o padre entra, faz acolhida e chama as crianças à frente para momento de animação. ( cantar e dançar com gestos) (Obedecendo sempre ao tempo litúrgico) No tempo da Quaresma e do advento a animação é feita antes do padre entrar.
Saudação Inicial
As crianças continuam à frente para fazer "EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO", (cantado e com gestos). (Video em nome do Pai)
Ato penitencial
Canta-se a música e o padre conduz o momento de perdão.
Hino de louvor
Sempre cantar a letra integral do glória como prevê as normas litúrgicas da Igreja. Incentivado as palmas
Liturgia da Palavra
Os bonecos faz o comentário inicial a liturgia da Palavra.
Todas as leituras são feitas pelas crianças que treinaram durante a semana.
Primeira leitura
Salmo Responsorial cantado por uma criança da equipe de Liturgia mirim que antecipadamente recebe o salmo e procura uma melodia para treinar e ensaiar com o tio da música.
Canto de aclamação ao Evangelho.
Proclamação doEvangelho(Padre ou Diácono).
Ofertório
Algumas crianças levam ao altar as galhetas (com agua e vinho) e a âmbula, juntamente com o pão e uvas, e outras crianças com as sacolinhas para as demais crianças fazerem as suas ofertas
Oração da coleta
A oração é conduzida pelo padre. Ele Diz oremos e depois convida as crianças as crianças a repetirem com ele uma pequena oração de súplica e depois segue sozinho a oração da coleta, isto é, do dia. Isto para ensiná-las que neste momento deve se colocar as intenções para a missa, não necessitando ler aquele monte de intenções no início da missa, como prevê o missal romano. Exemplo: o Padre diz: Oremos (pausa, momento de silêncio, para os fiéis colocarem suas intenções para a missa) logo segue a oração. Em seguida o Padre convida todas as crianças a voltar a seus lugares em silêncio. Enquanto o tio da música canta: Para ouvir a voz de Jesuisinho e as batidas do seu coraçãozinho. Pego a chavinha e tranco a boquinha. Uuuuuuuuu ( fazendo gestos)
Homilia
Momento em que as crianças são convidadas a se aproximarem do presbitério e sentarem para ouvir uma breve história contada pelos bonecos ou teatro ou contador de histórias usando a linguagem para as crianças.Termina sempre com o fechamento pelo padre da historia e logo de pois o padre conduz uma oração ou uma música para reforçar o que foi dito.
Segue-se a Profissão de fé, logo depois o padre pede para elas retornarem aos seus lugares e imediatamente faz-se as preces (orações dos fiéis),que são feitas pelas crianças ( preces adaptadas para elas).